quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Brasil é o segundo mercado do Waze

30/10/2013 - O Estado de São Paulo

Aplicativo que mistura navegador e rede social cresce pela interação em tempo real

Fernando Garcia

Waze/Divulgação
Logo do Waze

Lançado oficialmente em junho de 2012 no Brasil, o Waze é uma rede social com base nas informações sobre o trânsito no qual seus usuários ou "wazers" cadastrados interagem entre si buscando alternativas sobre uma melhor rota para escapar dos engarrafamentos e economizar tempo, ou o tempo que vai demorar para chegar no seu destino, por exemplo.

Funciona como um GPS social na qual os usuários podem consultar mapas e informações de rota que também podem ser ativados via comando de voz. Outra vantagem do sistema são as condições das ruas e estradas com atualizações em tempo real, considerando que estes dados são atualizados pelos próprios usuários facilitando a troca de informações. Cada wazer, quando ajuda o outro usuário com alguma informação sobre o trânsito, ganha uma pontuação, como em um game.

De acordo com a chefe de parceria Global do Waze, a americana Di-Ann Eisnor, o Waze é um dos aplicativos mais usados no mundo. "Desde que foi lançado nos EUA em 2009, o Waze alcançou mais de 49 milhões de usuários no mundo todo e esse número continua crescendo".

Para se ter uma ideia, só no Brasil o aplicativo tem mais de cinco milhões de usuários, ocupando a segunda posição no ranking. E com este aumento no número de usuários, já houve novos benefícios tais como mapas mais atualizados, além de um sistema de pontuação mais ativo e, por fim, a melhoria da comunicação entre a empresa e o "wazer", com uma interação maior entre o App e o usuário final. Um dos motivos da proliferação do Waze no País é a possibilidade de informar onde há pontos de fiscalização da lei seca, uma atitude irresponsável por parte dos motoristas, mas que atrai muitos fãs para a ferramenta.

Os usuários poderão baixar o aplicativo gratuitamente através das lojas virtuais dos seus aparelhos (Android, Blackberry e iOS) ou ir no site oficial http://www.waze.com/download/ e seguir as instruções intuitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário