quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Detran-RJ inaugura nesta terça-feira a Escola Pública de Trânsito

09/10/2013 - O Globo

O Detran inaugura nesta terça-feira a sua Escola Pública de Trânsito (EPT), na Avenida Mem de Sá, nº163, na Lapa, no Centro, que vai treinar 300 mulheres como motoristas de ônibus.

Elas já são aptas para dirigir automóveis e vão começar o aprendizado num simulador com as características de um veículo de transporte coletivo. O projeto é uma parceria o DETRAN, a Fetranspor, o Conselho Regional do Sest/Senat e a Faetec e tem como objetivo capacitar como motorista de ônibus um total de dois mil condutores por ano.

A preferência do curso é por motoristas mulheres. Segundo constatação das empresas filiadas à Fetranspor, as motoristas são mais cautelosas na direção de veículos, o que pode contribuir para um trânsito mais tranquilo. A capacitação é gratuita e os candidatos aprovados, sejam homens ou mulheres, terão emprego garantido em empresas vinculadas à própria Fetranspor.

A EPT, na Lapa, tem uma sala para o simulador de ônibus, outra para dois simuladores de automóveis (sendo, um destes, o primeiro no país, para portadores de necessidades especiais) e oito salas de aulas, a EPT também abrigará o Centro de Formação de Condutores do Detran, isto é, a Autoescola.

Na EPT, serão ministrados cursos especializados para motofretistas, transporte escolar e transporte de emergência (obrigatórios para o exercício da profissão); além do Táxi, Corrida para o Futuro, que prepara taxistas para os grandes eventos que vão acontecer no Rio, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário